quarta-feira, julho 01, 2015

Sobre a maldade humana e casas alicerçadas: uma reflexão de Lucas VI


O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
Lucas 6:45

Dentre as soluções de defesa diante da angústia da castração, nenhuma é fácil, em todas há dor: "a bolsa ou a vida?!" Não há caminho sem pedras, nem estrutura sem buracos, ainda bem! A ação de ressignificar nossas vidas está intimamente relacionada com a nossa imensa capacidade de lidar com esse "furo", essa falta que nos é tão íntima e tão dolorosa.
Não é incomum ouvirmos as pessoas se lamentando sobre como gostariam de estar em um tempo passado, como tudo era mais fácil. Raramente, porém, paramos para refletir em como estamos melhores atualmente! Tendemos a acreditar que o tempo passado foi melhor porque negamos as suas dores e esquecemos as suas angústias. Muitos perdem oportunidades de uma vida por não se soltarem das amarras que os prendem ao medo da mudança.
Em que condição você estava há um ano ou dois anos ou mais? Nem precisamos ir muito longe. Meu caro, se não há progresso em seu interior, é tempo de repensar como está utilizando o seu tempo, se está causando mais dor do que amor às pessoas a sua volta. Agora façamos outro exercício: em quais e em quantas situações na sua vida você precisou ser mais forte do que se considerava ser? O que aconteceu depois da tempestade com você e com as pessoas que causaram esse momento de dor? Olhando para essas experiências, você consegue visualizar um objetivo posterior para tudo, a vontade decretiva de Deus?

Bem, sejamos portadores de boas notícias (ou de más):

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Lucas 6:38;43

Nossas definições de bem e mal construídas não dão conta da complexidade humana, mas são úteis na compreensão de seus comportamentos, por vezes considerados supreendentemente cruéis. Neuróticos (histéricos ou obsessivos), psicóticos ou perversos, ou simplesmente sujeitos, somos capazes e hábeis para ferir e sermos feridos, e sempre há retorno e consequências de nossas escolhas.
Tendo a dizer que ser histérico é sempre uma dor, pois dizer a si mesmo através do Outro é sempre um risco, nunca se sabe quem está do "outro lado". Essa construção geralmente nos coloca em posição de fragilidade, esse é você que geralmente é vítima e ferido de morte (por ódio ou por amor) por obsessivos e perversos (histéricos também, para ser justa). Pois bem, compreenda que ao lidar com a sua dor, a sua falta pode tornar-se companheira. Mantenha a sua casa erguida e alicerçada e lembre-se: ela é sua e de mais ninguém é a responsabilidade de mantê-la erguida!
O obsessivo vem com todo o seu desejo irrealizável: a perfeição, a impossibilidade do furo no Outro (o feminino), um desejo profundo de evitar enxergar seus próprios defeitos estruturais. Porém, se há um só ser "todo" (e aqui remeto à Lacan) - Deus - o desejo do obsessivo de encontrar um par perfeito se esvai completamente. Você tende a "empurrar com a barriga" suas decisões sem chegar a lugar nenhum? Reflita, não perca oportunidades singularidades pelo medo de lidar com a falta do par, a sua casa pode parecer alicerçada, mas se não for bem cuidada, pode ruir a partir da estrutura interna sob os seus próprios ataques e medos.
O psicótico foge, vive "a céu aberto". A construção delirante remete a uma tentativa de edificação de sua casa interior. Não há metáforas paternas em seu psiquismo. Sustenta tua casa, o lugar da tua falta, pois ela é presente.
Ah, o perverso! O quanto você se satisfaz com a angústia do outro? Qual é a construção que você faz em torno das coisas que deseja? Digo, o seu fetiche particular? Como seria não dar bons frutos e tentar divertidamente fazer desabar as árvores de casas alheias? Sinto muito, recursar-se a aceitar à lei não o torna menos castrado.
Compreendemos, pois, que existem pessoas e pessoas, mas um só Deus! Existem faltas e escolhas, mas uma só busca. A completude não nos é alcançada em vida, teríamos que cair no Real, na morte, como Macabéa, de Clarice. Teríamos que conquistar a vida eterna.
Vivendo em comunhão, encontramos pessoas mais inclinadas a ações más em todos os lugares: no bar, na igreja e até na rua. Infelizmente só conseguimos perceber o que está inscrito em seus corações quando a boca fala, ou quando estamos feridos e machucados, quando estamos tão próximos de nossa dor que conseguimos enxergar mais longe, do fundo do poço.
Quando Deus nos concedeu a salvação por meio do sacrifício de Seu filho não nos disse que não sofreríamos, ao contrário, informou-nos bem que, ainda que os justos estivessem sob ataque, os ímpios não sairiam vencedores.

Os ímpios serão transtornados e não subsistirão, mas a casa dos justos permanecerá.
Provérbios 12:7

A casa novamente... Como tens cuidado da tua casa? Conhecendo a maldade humana, quantas vezes não tentaram derrubar tua bela construção? Quão abalada está? O quanto está precisando da palavra de Deus nesse momento para ser reconstruída?
Lembrem-se de como iniciamos o texto: "da abundância do seu coração fala a boca". Não atire pérolas aos porcos, nem espere frutos sadios de árvores podres. Casas alicerçadas provavelmente serão atacadas. Pessoas más têm uma grande habilidade de enxergar as fraquezas humanas, principalmente porque não conseguem olhar para as próprias construções. Não as julgue, é doloroso demais lidar com isso, insuportável até, para essas pessoas é melhor e mais fácil ferir antes de serem feridas, mas com isso deixam de conhecer a glória do amor, o maior de todos os dons!
Há um fato que trago para a sua dor, para reflexão em momentos nos quais estamos nos estruturando apenas em nossa fé porque a casa está desmoronando:

Ninguém tenta destruir uma construção fraca, apenas casas alicerçadas na rocha!

Amem, pois, perdoem. Ainda que a ferida esteja aberta e tenha sido jogado sal. E, aos que estão do outro lado, sempre há tempo para o arrependimento. Deus nos transpassa e nos transborda para que possamos amar os nossos semelhantes e termos novas chances. Comece hoje e, se a construção estiver difícil, peça ajuda.

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.
Lucas 6:27

Aliem-se a casas semelhantes, deixem que Deus cumpra a sua vontade com justiça e misericórdia e certifiquem-se de estarem firmes na rocha!

Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
Lucas 6:47-49

quinta-feira, junho 25, 2015

Um dia...


Um dia te trago comigo
Te faço um abrigo no meu coração
E mando teus medos embora
Que não há demora em nossa oração

Um dia tu casas comigo
Me beijas embaixo do visco
Faz paz entre razão e emoção

Um dia tu me abraças no leito
E falo baixinho no teu ouvido
Que de tudo que acredito
Amor assim só se encontra no infinito

Um dia te acordo sorrindo
Meio sonâmbulo com o som dos pássaros tinindo
Só pra dizer que te amo.

segunda-feira, junho 15, 2015

Drowning (Afogando)



Não consigo respirar. Não há escolha. Uma luta entre a dor do desaparecer e a própria morte onde não há guerreiros, apenas eu, rendida. Cansada de debater-me nas águas escuras, não posso chorar, estou afogando. E esse mar, de onde veio? Lutei a princípio para viver, lutei para não sentir os pulmões queimando, mas fui vencida pela desesperança e resto inerte, impassível diante da espuma do riso das tuas águas.
Não há uma maneira fácil de fazer isso, é como um acidente iminente, onde a morte é lenta, onde não há mais esperança de lutar, de viver. "Sobre"viver é doloroso demais para uma garota sustentada por dentro, por fora não há força nenhuma, não há defesas. Não havia barreiras em minha represa, não havia como escapar.
São chagas abertas, um coração ferido, são espasmos de um corpo que já não consegue mais sofrer. E o espírito, como um espelho quebrado, vive a maldição de ser colado todas as noites. Seus pedaços irreparáveis vão sendo espalhados nesse mar, nunca mais serão os mesmos: nem o mar, nem o espírito.
Ninguém percebe o corpo desnutrido, os olhos perdidos, ninguém percebe a tortura queimando dentro do peito, nada é sentido por fora e eu agradeço, essa morte lenta é a única coisa que posso guardar para mim, é a única escolha que posso fazer nesse momento.
As tuas águas, mar, são cruéis e gélidas, não pensam, não sentem, não se compadecem com amor, um amor pelo qual se morre afogando, nas palavras engasgadas, nas lágrimas não derramadas. Não há saída, morro lentamente. Guardo-a para mim, escondo-a, adeus, a Deus.

quarta-feira, junho 10, 2015

O tempo do mundo



Decidiu correr no meio da noite, fugindo do amanhecer, afastando-se do ser. Corria e adentrava na mata fechada, tentando esquecer o caminho, camuflar os passos da própria lembrança. Alice corria, Alice dançava com a própria sorte.
Pensava na bagagem pesada que deixava para trás, sentia culpa por não carregá-la mais, e alívio ao saber que não iria precisar da mesma. Era tarde, a Lua e o seu coração trabalhavam em uníssono. Nenhum outro barulho a não ser o da própria consciência que tentava calar. Como era o nome daquela moça que fora criada na floresta? Que cheiro tinha o desaparecer da própria morte?
Estava escuro e frio, era inverno na vida de Alice. O vestido úmido dançava na chuva e combinava com a canção de lágrimas que derramava nas folhas. Era vazio, era intimidade, era Deus.
De todo o nada fez-se um ponto, do ponto Alice puxou a linha e pôs-se a trabalhar. Em tudo que precede a humanidade, Alice, Eu existo. Em todos os corações em que há mentiras, Eu sou a verdade. Em toda morte, Eu sou a vida. Corra, Alice, é hora de parar o tempo do mundo. Agora aquieta-te e descansa, é chegado o tempo da minha justiça. Ame e confie, eu já escrevi os Meus planos. Não tenhas medo e não olhes para trás, nos vales escuros em que caminhas Eu já estendi o Meu manto.
Corra, Alice, pare o tempo do mundo!

segunda-feira, junho 08, 2015

Esperar e confiar no Senhor


Em momentos difíceis, tendemos a buscar esperança em algo que sustente o nosso templo. A ventania forte pode quebrar as janelas, bater as portas, arrancar móveis do chão, mas um lar com uma boa estrutura não é abalado. Como podemos, porém, lidar com os nossos problemas de modo autêntico? Como podemos repousar nossos corações? Encontramos em Filipenses 4:6 "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes de tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças".
Quando era criança, compartilhava as angústias da juventude com a minha avó, meu exemplo de amiga, mãe dupla e esposa. Lembro-me de que a cada problema, havia apenas uma resposta: "Ore, confie em Deus que ele resolverá." Naquela época, em minha incompreensão e com minha impaciência, não admitia assumir uma postura de passividade, não conseguia compreender o temor e a sabedoria em suas palavras.
Gostaria de compartilhar uma mensagem sobre como lidar com as nossas angústias colocando-as em oração. É precisamente ao entregarmos o nosso problema a Deus que geralmente nos desviamos, acreditando estarmos esperando uma resposta que pode vir de muitas maneiras. Devemos esperar em Deus, vigiando após a oração autêntica, confiando nos Seus propósitos e planos. Essa não é uma posição passiva, e sim de confiança e esperança.
De acordo com Lloyd Jones, 

"Uma vez que confiamos o problema a Deus, já não temos por que preocupar-nos com ele. Devemos voltar-lhe as costas e fixar os olhos em Deus. (...) Uma vez entregue o problema a Deus, devo esperar que ele responda. Também devo comparar um sinal de orientação com outro, porque se Deus é sempre consistente consigo mesmo e em seus tratos comigo, posso esperar que tudo se encaminhe para um mesmo ponto. (...)  Nada revela tanto o caráter de nossa fé como o que faremos depois de havermos orado. Os homens de fé não somente oraram, mas esperaram respostas às suas orações. Às vezes, oramos a Deus numa hora de pânico; depois, passado esse momento, esquecemo-nos do que pedimos. A esperança da resposta é o teste da nossa fé." LLOYD JONES, M. Do temor à fé.

Esperemos, pois, e oremos uns pelos outros. Cuidemos do jardim para que possam vir as borboletas.Vamos à torre de vigia!

segunda-feira, maio 18, 2015

It's 2 o'clock in the morning...


It's 2 o'clock in the morning and my heart beats faster.
Senhor, é possível ter o coração mais cheio da Tua graça? Em que momento me escolhestes dentre tantos e, pela Tua bondade, enchestes o meu coração de arrependimento? Doce arrependimento não sabem eles, que ignoram o Teu sentimento de certeza, certeza de vida e de morte, de amor e de paz.
Se Te tenho em mim, Senhor, se Tu Te agradas do meu ser, sinto-me um pouco menos indigna do que me tens revelado para a minha vida. Enche-me da Tua piedade e dá-me uma face virtuosa.
"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." Provérbios 31:30
It's 2 o'clock in the morning and my eyes can't rest.
A partir dos meus sonhos Tu me tornastes a pessoa de quem estava tão afastada, me mostrastes o futuro, uma terra tão distante de promessas e palavras que antes não conhecia. Em tudo que vi e vivi, enviastes a Tua luz, de formas que antes eu era cega para ver, pois apenas em Ti podemos ter entendimento.
"A explicação das Tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes." Salmos 119:130
It's 2 o'clock in the morning and I hear what isn't being said.
Meu Salvador, Tu me tocastes pelo meio que é, em mim, minha maior força e meu maior dom. Tu me destes um coração piedoso e a capacidade de ouvir para servir. Não é meu mérito, é Teu e inteiramente para os Teus propósitos. Tu me revelastes ainda, esta noite, o som da felicidade, do que podemos atingir seguindo os Teus caminhos e pregando a Tua palavra. Tu me mostrastes a minha família, a Tua vontade e os nossos caminhos.
"E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor." Gênesis 24:12-14
It's 2 o'clock in the morning and all my skin wants to be gratefull.
Deus, como posso agradecer-Te? Como posso mostrar-Te o quanto Te amo cada vez mais ou buscar ser à Tua imagem todos os dias da minha vida enquanto filha, esposa, amiga? Tu colocas esse amor tão imenso em meu ser e me transforma em uma pessoa melhor tão rápido e para sempre que sinto a necessidade de espalhar a Tua glória, de dizer o quanto a Tua água mata a minha sede.
"Todo o que bebe dessa água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede: porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna." João 4:13-14
It's 2 o'clock in the morning and I praise you.
Senhor, dá-me santidade.
Senhor, faze-me ser cada dia mais virtuosa.
Senhor, transforma o meu ser, mesmo às 2 horas da manhã.
"Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona." Provérbios 20:5

sexta-feira, maio 15, 2015

Família: projeto de vida

Hoje é Dia Internacional da Família, mais um daqueles dias em que refletimos sobre a importância das pessoas especiais a nossa volta, mesmo quando esquecemos disso na maior parte do ano. Pois bem, hoje eu refleti sobre esse tema e outros, que gostaria de compartilhar mais por aqui. A vida nos transforma e a sua constante é a mudança.
Não culpo o nosso esquecimento constante de quem sempre está ao nosso lado, os afetos familiares perpassam o tempo e os conflitos, de modo que não nos desesperamos, sangue é sangue, escolhas são escolhas. Temos tanta segurança de seu amor que não julgamos, nem esperamos um afastamento. Eles ocorrem, porém, como uma planta que morre ao não ser cuidada.
Há, um determinado momento da vida em que precisamos ponderar sobre o que recebemos ao longo de nossas experiências passadas e o que desejamos devolver ao mundo. O seu modelo de família é o que você quer reproduzir na sua vida pessoal ou você quer construir algo novo? É a sua família uma escolha, uma consequência ou uma determinação?
Quando pensamos no tema, as nossas lembranças mais profundas de nossos pais nos parecem as mais fortes, passamos toda a vida tentando reproduzir os seus padrões, ou tentando fugir deles, sem perceber que estamos nos direcionando para o mesmo caminho. Vivemos sob a influência das opiniões midiáticas sobre a família ou estamos olhando para dentro e analisando nossas verdadeiras intenções? Estamos buscando uma pessoa de acordo com os padrões de Deus ou de acordo com os padrões do mundo?
O medo de se definir família enquanto núcleo nos remete a um problema mais profundo, da ordem do inconsciente. Encontramo-nos cada dia mais direcionados para a cultura da (re)produção, procuramos sentir cada vez menos, pois as nossas emoções são consideradas falhas. Quem poderá sentir se pode (re)produzir? Quem terá tempo para dedicar ao presente e olhar para quem nos dedica tempo na vida? A tecnologia atual não nos permite parar, gerando uma expectativa cada vez mais alta de perfeição que nunca irá existir. Temos medo. Sim, vivemos aterrorizados com a possibilidade de passarmos a vida inteira com as mesmas pessoas, no mesmo emprego, na mesma casa... Muitas vezes, nem mesmo somos capazes de reconhecer a razão do nosso pânico interno, afinal, quem poderia se comprometer com uma família quando se pode ter o mundo inteiro como possibilidade? "Sim, estou sufocado."
Na vida adulta, enquanto tentamos nos estabelecer financeiramente, comprar o primeiro carro, conquistar o prazer e a responsabilidade da primeira residência e nos capacitar em uma velocidade cada vez maior, não paramos para pensar em que vai estar ao nosso lado, ou em quem sempre esteve. Essa pessoa: pai, mãe, irmão, amigo, amor, nunca perde o seu valor, nunca cobra por amor, dá, de graça, o que você tenta comprar com dinheiro e nunca vai alcançar.
A família é formada por aqueles que sustentam o nosso edifício enquanto todo o resto está desmoronando. E, se cair, reconstrói junto. Família é ser, é viver com a certeza de que aquela pessoa não pode sair da sua vida, pois o que você é se entrelaça com história dela. Podemos nos comprometer mais com a qualidade das nossas relações, com a importância que damos a elas em nossas vidas. Quantas vezes nos percebemos buscando agradar a todos menos a quem Deus nos concedeu como família? Construir um lar exige comprometimento, afeto, exige correr o risco de sermos escolhidos por quem escolhemos, e que maravilhoso risco! É desafiador andar nos caminhos de Deus, mas a fé não nos causa medo, nós nos permitimos senti-lo e nos privamos de ver as glórias Dele. Qual a atenção que você deu hoje ao seu projeto de vida familiar?
Concluo, pois, com o princípio:
Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. 
Gênesis 1:28