quarta-feira, julho 01, 2015

Sobre a maldade humana e casas alicerçadas: uma reflexão de Lucas VI


O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
Lucas 6:45

Dentre as soluções de defesa diante da angústia da castração, nenhuma é fácil, em todas há dor: "a bolsa ou a vida?!" Não há caminho sem pedras, nem estrutura sem buracos, ainda bem! A ação de ressignificar nossas vidas está intimamente relacionada com a nossa imensa capacidade de lidar com esse "furo", essa falta que nos é tão íntima e tão dolorosa.
Não é incomum ouvirmos as pessoas se lamentando sobre como gostariam de estar em um tempo passado, como tudo era mais fácil. Raramente, porém, paramos para refletir em como estamos melhores atualmente! Tendemos a acreditar que o tempo passado foi melhor porque negamos as suas dores e esquecemos as suas angústias. Muitos perdem oportunidades de uma vida por não se soltarem das amarras que os prendem ao medo da mudança.
Em que condição você estava há um ano ou dois anos ou mais? Nem precisamos ir muito longe. Meu caro, se não há progresso em seu interior, é tempo de repensar como está utilizando o seu tempo, se está causando mais dor do que amor às pessoas a sua volta. Agora façamos outro exercício: em quais e em quantas situações na sua vida você precisou ser mais forte do que se considerava ser? O que aconteceu depois da tempestade com você e com as pessoas que causaram esse momento de dor? Olhando para essas experiências, você consegue visualizar um objetivo posterior para tudo, a vontade decretiva de Deus?

Bem, sejamos portadores de boas notícias (ou de más):

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.
Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Lucas 6:38;43

Nossas definições de bem e mal construídas não dão conta da complexidade humana, mas são úteis na compreensão de seus comportamentos, por vezes considerados supreendentemente cruéis. Neuróticos (histéricos ou obsessivos), psicóticos ou perversos, ou simplesmente sujeitos, somos capazes e hábeis para ferir e sermos feridos, e sempre há retorno e consequências de nossas escolhas.
Tendo a dizer que ser histérico é sempre uma dor, pois dizer a si mesmo através do Outro é sempre um risco, nunca se sabe quem está do "outro lado". Essa construção geralmente nos coloca em posição de fragilidade, esse é você que geralmente é vítima e ferido de morte (por ódio ou por amor) por obsessivos e perversos (histéricos também, para ser justa). Pois bem, compreenda que ao lidar com a sua dor, a sua falta pode tornar-se companheira. Mantenha a sua casa erguida e alicerçada e lembre-se: ela é sua e de mais ninguém é a responsabilidade de mantê-la erguida!
O obsessivo vem com todo o seu desejo irrealizável: a perfeição, a impossibilidade do furo no Outro (o feminino), um desejo profundo de evitar enxergar seus próprios defeitos estruturais. Porém, se há um só ser "todo" (e aqui remeto à Lacan) - Deus - o desejo do obsessivo de encontrar um par perfeito se esvai completamente. Você tende a "empurrar com a barriga" suas decisões sem chegar a lugar nenhum? Reflita, não perca oportunidades singularidades pelo medo de lidar com a falta do par, a sua casa pode parecer alicerçada, mas se não for bem cuidada, pode ruir a partir da estrutura interna sob os seus próprios ataques e medos.
O psicótico foge, vive "a céu aberto". A construção delirante remete a uma tentativa de edificação de sua casa interior. Não há metáforas paternas em seu psiquismo. Sustenta tua casa, o lugar da tua falta, pois ela é presente.
Ah, o perverso! O quanto você se satisfaz com a angústia do outro? Qual é a construção que você faz em torno das coisas que deseja? Digo, o seu fetiche particular? Como seria não dar bons frutos e tentar divertidamente fazer desabar as árvores de casas alheias? Sinto muito, recursar-se a aceitar à lei não o torna menos castrado.
Compreendemos, pois, que existem pessoas e pessoas, mas um só Deus! Existem faltas e escolhas, mas uma só busca. A completude não nos é alcançada em vida, teríamos que cair no Real, na morte, como Macabéa, de Clarice. Teríamos que conquistar a vida eterna.
Vivendo em comunhão, encontramos pessoas mais inclinadas a ações más em todos os lugares: no bar, na igreja e até na rua. Infelizmente só conseguimos perceber o que está inscrito em seus corações quando a boca fala, ou quando estamos feridos e machucados, quando estamos tão próximos de nossa dor que conseguimos enxergar mais longe, do fundo do poço.
Quando Deus nos concedeu a salvação por meio do sacrifício de Seu filho não nos disse que não sofreríamos, ao contrário, informou-nos bem que, ainda que os justos estivessem sob ataque, os ímpios não sairiam vencedores.

Os ímpios serão transtornados e não subsistirão, mas a casa dos justos permanecerá.
Provérbios 12:7

A casa novamente... Como tens cuidado da tua casa? Conhecendo a maldade humana, quantas vezes não tentaram derrubar tua bela construção? Quão abalada está? O quanto está precisando da palavra de Deus nesse momento para ser reconstruída?
Lembrem-se de como iniciamos o texto: "da abundância do seu coração fala a boca". Não atire pérolas aos porcos, nem espere frutos sadios de árvores podres. Casas alicerçadas provavelmente serão atacadas. Pessoas más têm uma grande habilidade de enxergar as fraquezas humanas, principalmente porque não conseguem olhar para as próprias construções. Não as julgue, é doloroso demais lidar com isso, insuportável até, para essas pessoas é melhor e mais fácil ferir antes de serem feridas, mas com isso deixam de conhecer a glória do amor, o maior de todos os dons!
Há um fato que trago para a sua dor, para reflexão em momentos nos quais estamos nos estruturando apenas em nossa fé porque a casa está desmoronando:

Ninguém tenta destruir uma construção fraca, apenas casas alicerçadas na rocha!

Amem, pois, perdoem. Ainda que a ferida esteja aberta e tenha sido jogado sal. E, aos que estão do outro lado, sempre há tempo para o arrependimento. Deus nos transpassa e nos transborda para que possamos amar os nossos semelhantes e termos novas chances. Comece hoje e, se a construção estiver difícil, peça ajuda.

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.
Lucas 6:27

Aliem-se a casas semelhantes, deixem que Deus cumpra a sua vontade com justiça e misericórdia e certifiquem-se de estarem firmes na rocha!

Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.
Lucas 6:47-49

Nenhum comentário:

Postar um comentário