quinta-feira, agosto 27, 2015

Deus o conhece



Deus o conhece.
Sim, começo com a afirmação da promessa. Você, humano, pecador, filho de Adão ou filha de Eva, produto de uma humanidade caída em busca da redenção.
Quem somos nós? Contamos a nossa história desde o nascimento, da nossa biologia modificada pela convivência em sociedade. Falamos sobre os nossos afetos e desafetos, alegrias e tristezas, lembranças e sonhos. Lutamos por nossos ideais, e ainda que pensemos em desistir tantas vezes, somos sustentados para não cairmos em nossa tendência natural ao abismo de nossas mentes.
A morte já existia, mas os nossos corpos, já tão cansados dos alimentos venenosos que os damos, falham cada vez mais cedo. Os olhos não possuem mais a acuidade adequada, nossas peles já não são mais admiradas por sua beleza natural, nossas veias são obstruídas pelo conteúdo que depositamos nelas esperando conter a sensação de vazio. O corpo, aquele templo do seu espírito, é hoje uma parede pichada, uma construção mal acabada. Isso está no exterior, aquilo que mais nos esforçamos para embelezar e exibir ao outro. E o interior? Como estará? O peso que você vem carregando sobre os ombros já danificou a sua estrutura?
Fomos comprados por um valor tão alto que a dívida nunca poderá ser paga por nós mesmos. O sangue de Cristo nos salvou. Salvou a você, que hoje é capaz de rejeitar o maior amor de todos por sua natureza corrupta, que se preocupa com fatos do mundo, incapazes de completar a sua falta inerente.
Andamos ansiosos, preocupamo-nos não com o necessário, mas com o útil para um futuro que não conhecemos. Saímos para estudar e trabalhar diariamente, muitas vezes, sem falarmos com nossos companheiros e familiares, sem alimentarmos nossos corpos e espíritos. Não temos tempo, dizemos, e usamos todo o tempo para aquilo que não é verdadeiramente essencial. Quando a finitude chega, quase todos estamos preocupados com o que não fizemos, com o que não vivemos, com o que não podemos mais mudar. Caminhamos em direção à morte sem fé, sem esperança, não como resultado de um destino imutável, mas de uma escolha errada feita todos os dias de nossas vidas. Somos homens e mulheres de pouca fé.
A questão é que Deus nos conhece, e mesmo nos conhecendo tão bem, nos salvou. Deus sabia de todos os erros que você cometeria, de todas as suas fraquezas. Ele sabia exatamente o dia e a forma em que iria tocá-lo com o Espírito Santo, e sabia o quanto você iria sofrer por não compreender os Seus desígnios. Deus o conhece, e o ama mesmo assim. Não por causa seus pecados irremediáveis, mas porque por meio da Sua graça, sabia que o seu coração iria produzir arrependimento se salvo. Ele não nos ama independentemente do que façamos, mas sabe que por termos a Sua graça, não teremos prazer no pecado.
Quando oramos a Deus e confiamos em Sua providência não precisamos mais carregar o nosso próprio peso. Ao sofrermos injustiças e o julgamento do mundo, e não nos iramos ou nos desesperamos, estamos apostando na justiça de Deus, na infalível e incorruptível balança. Ele esquadrinha nossas mentes e corações, conhece as nossas palavras antes que estas tenham chegado à boca, por que você se preocupa, então? Não há um justo sequer, mas se você busca andar em caminhos retos e tem passado por dificuldades, entregue ao Senhor os teus problemas em oração. Os homens, muitas vezes, caem no legalismo e ficam cegos pela visão do poder, julgando não conforme a vontade de Deus, mas conforme a vontade dos próprios corações. Deus, porém, é capaz de transformar trevas em luz, conduzindo-nos com sua destra para a convivência saudável com os nossos irmãos verdadeiros. As trevas não podem conter a luz, assim como a mentira não dura muito tempo.
Que a certeza de que Deus o conhece seja um alívio ao seu espírito. Que você consiga esperar para ver o que os homens não enxergam e, ainda assim, julgam com o seu legalismo. Tenha fé, esperança e, acima de tudo, amor. Pois o amor nos faz ver mais longe, o amor nos edifica por dentro e por fora.
Deixem que o mal lide com o seu próprio mal. Deus sabe de tudo. "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos." (Filipenses 4.4)

2 comentários:

  1. nossa que texto lindo. Realmente Deus nos conhece melhor do que ninguém, afinal foi ele que nos criou, mas não so por isso que ele nos conhece, e sim pelo seu amor infinito que tem por nos, filho , fruto do seu amor.
    saiba que sou seu fã. adoro você.

    ResponderExcluir