segunda-feira, novembro 29, 2010

Viva

Como todos já sabem a vida é repleta de escolhas. O seu caminho só depende de você.
O problema é às vezes estamos tão acostumados a seguir um caminho que esquecemos que existem outros.
Acostumados a fazer tudo, a lidar com todos os tipos de frustrações diárias, a comer qualquer coisa em qualquer esquina por não ter tempo para passar em casa, a correr contra o tempo e a saúde para conseguir produzir artigos ou trabalhos PARA OS OUTROS e a, enfim, fazer parte de uma lógica que nos incentiva a não pensar no porquê de nossas ações controladas.
Não percebemos por onde estamos indo e, repentinamente, nos deparamos com a pergunta: com qual objetivo estou me submetendo a isso?
Não é para obter sucesso profissional, intelectual, financeiro, não, meus caros. Isso é o que diz a lógica sem lógica que nos quer cegar. Acredite: você vai morrer! Sim, você vai morrer um dia. Vejamos um exemplo: tenho 19 anos. Passei uma enorme parte desses 19 anos em uma sala de aula sem direito a ver a luz do sol ou sem pensar nas provas seguintes antes de dormir. A lógica diz que estarei na faculdade até os 23, trabalharei, casarei e, só então depois dos 30 poderei pensar em ter filhos. A partir daí terei que educar os filhos exatamente como fui educada: colocá-los em uma escola, faculdade, casá-los e prepará-los para que preparem outros. Então, terei direito a ter uma crise da meia idade e perceber que estou perto da morte e ainda não vivi!
E qual era a justificativa de viver nesse modelo mesmo? Ter sucesso financeiro e independência para finalmente poder aproveitar a vida! Desculpe, me recuso a ter direito a aproveitar a vida apenas com 50 anos.
Desabafo de uma pessoa que ao ficar doente uma única vez ao ano percebeu que não podia ficar doente porque tinha provas, trabalhos e horários a cumprir PARA OS OUTROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário