quinta-feira, abril 29, 2010

Anorexia, Suicídio e Transtorno Bipolar

Anorexia
A anorexia é um problema mais comum em mulheres e quando ocorre em homens, estes são, em sua grande maioria, homossexuais. Causa uma espécie de distorção da percepção do próprio corpo. Achei muito interessante o fato de que a maioria das mulheres que possuem esse problema estão passando por um momento decisivo entre a adolescência e a fase adulta. Por um lado sentem-se prontas para obterem sua liberdade e por outro não sabem como fazer para deixar para trás a adolescência. Devo dizer que me identifiquei e fiquei surpresa quando o Dr. Fábio Gomes, renomado psiquiatra de Fortaleza, disse que meninas que sofrem com a doença tem dificuldade em se definir, assumir-se como mulheres, por causa de uma relação de dependência com a mãe e com a ausência do pai, ou seja, as mães geralmente impedem seu crescimento, são superprotetoras e isso gera uma angústia que acaba sendo um alimento para a doença. O tratamento também deve ser de acompanhamento para os pais nesses casos.

Suicídio
Por ano, há 1 milhão de suicídios no planeta e, preocupantemente, é uma das 3 principais causas de morte para pessoas entre 15 e 35 anos. Em Fortaleza, chegam aos hospitais pelo menos 150 casos de tentativas de suicídio e, geralmente, os homens conseguem completar seu objetivo mais facilmente devido ao fato de que grande parte dos métodos utilizados pelas mulheres (cortar os pulsos, ingestão de medicamentos...) permitem um maior tempo para que alguém tente socorrê-las.
A depressão é uma das principais causas de suicídios, portanto, a cada vez que se trata um paciente com depressão estaremos automaticamente diminuindo o risco de suicídio da pessoa. Quando um suicídio realmente ocorre, há pelo menos 5 ou 6 pessoas na família que sofrem com isso e acabam enfrentando também a depressão ou outro quadro que necessite de tratamento.
Além desses dados importantes, minha atenção foi direcionada para os casos em que os suicídios são causados por causa de relacionamentos. O Dr. Fábio Gomes criou uma sigla que descreve bem o processo: ANAPI. Em um relacionamento, devido a problemas durante a infância, na família ou outras causas que precisam ser analisadas individualmente, há pessoas com as quais o namorado (a) ocupa a sigla ANAPI em suas vidas, ou seja, são Amigos, Namorados, Amantes, Pais e Irmãos. Nesses casos, quando o relacionamento acaba, as pessoas perdem exatamente todos esses laços que eram concentrados unicamente em uma pessoa. Como querer viver se você perdeu alguém que representava isso tudo? É preciso mudar a visão dessas pessoas, é preciso deixar livres as pessoas que amamos, ter os nossos próprios amigos e ter muito cuidado para não confundir as relações e colocar nossas vidas em função do outro. Acho que vou ser uma boa terapeuta para meus pacientes que estiverem passando por isso, nada como a decepção e a experiência, como diria Walter Bejamin.

Transtorno Bipolar
A maioria dos famosos que tiveram transtorno bipolar foram grandes gênios ou criadores, entre eles estão Robin Williams, Kurt Cobain, Cazuza, Sigmund Freud e Vincent van Gogh. O primeiro tipo dessa doença atinge 1% da população mundial, e o segundo tipo de 4 a 5%. É preciso ter muito cuidado ao tratar esses pacientes, que devem tomar medicação durante toda a sua vida. Achei fascinante a maneira como o Dr. Fábio explicou que os remédios são como escovar os dentes todas as manhãs, algo que você deve fazer para sempre. Os remédios devem ser controlados de acordo com a fase em que o paciente se encontra (há a fase da mania, que seria ter uma grande energia para tudo, e a fase da depressão), para que os pacientes possam levar uma vida normal, podendo controlar pelo menos em parte a maneira como se sentem sem estar em profunda depressão ou em uma grande euforia. O médico deve ter cuidado ao tratar da depressão, que foi citada anteriormente como uma das principais causas de suicídios, pois caso o paciente seja medicado para depressão e tenha transtorno bipolar, estaria sendo induzido a uma fase de mania e o tratamento causaria uma piora no estado clínico.

Enfim, uma palestra de 40 minutos bem aproveitada na UECE! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário